Rua Fidalga, 593
Vila Madalena – SP
Tel. 11 3032 9003
patria@patria.ppg.br

Colégio Bandeirantes

Com 3 mil alunos, o Bandeirantes é um dos mais respeitados colégios de São Paulo. Este ano, foi o 2º colocado no ENEM e o 1º colocado na Fuvest. Um colégio tão único pedia uma campanha que destacasse essa unicidade. Para isso, criamos um processo também único, no país e talvez no mundo: um grupo de trabalho com 20 alunos em um curso de criação publicitária. Ao mesmo tempo em que aprendem sobre uma carreira que consideram seguir no futuro, os alunos se tornam co-autores de uma campanha que fala com jovens como eles e com pais como os deles – em tudo que é e não é mídia. O resultado? Em setembro do ano passado, todas as vagas para este ano já estavam preenchidas. Algo único no país, aliás.

BandTec

A BandTec é a faculdade de TI do Colégio Bandeirantes. O trabalho de branding para a BandTec tem nos permitido demonstrar nossa expertise nas mais diversas ferramentas off e online – e, especialmente, a expertise de coordenar todas essas ações em tempo real. De filmes a um game que virou case (mais de 100 mil jogadores em menos de 1 mês). De anúncios a posts em dezenas, centenas de blogs ligados a tecnologia. De Tweeter a Facebook, de Orkut a Youtube – enfim, os mais diversos canais usados por um target jovem e com imenso interesse em tecnologia da informação. No entanto, a Pátria começou a atuar muito, muito antes da primeira peça de comunicação: ajudou a conceber alguns dos principais diferenciais da faculdade, como o curso de inglês e a Silicon Trip, uma viagem de formatura dos alunos ao Vale do Silício. Resultado: um produto único, uma comunicação única, num segmento repleto de players.

Bosch

A campanha dos eletrodomésticos Bosch começou centrada na figura do cozinheiro Olivier Anquier. Até que, em dezembro de 2005, ele apareceu (com sua cozinha Bosch) em uma matéria da revista Veja sobre uma nova tendência de comportamento: receber os amigos na cozinha. Era a senha para a segunda fase da campanha: posicionar a marca para as pessoas que cozinham por prazer. O posicionamento, único em um mercado com inúmeros players parecidos, dá à Bosch uma imagem contemporânea e quente – algo muito difícil quando o foco são freezers e refrigeradores.

Comgás

A Comgás é líder em distribuição de gás natural em São Paulo. Já consolidada nos segmentos residencial e industrial, escolheu a Pátria para criar toda a comunicação do segmento automotivo. Para isso, adotamos o conceito "Carro com gás. Economia pura", que enfatiza que o gás veicular é mais barato e menos poluente que os demais combustíveis. A expressão "carro com gás" foi adotada em lugar da sigla GNV (Gás Natural Veicular), usada nos demais Estados. É uma forma de evitar um termo genérico e evidenciar a marca da distribuidora já no nome do produto. A campanha estreou em novembro de 2005. E voltou ao ar muitas e muitas vezes. A razão do retorno é simples: a campanha ajudou a bater seguidamente dois recordes – de instalação de kits de gás e de consumo de gás veicular.

Contigo

A Pátria fez a campanha de reposicionamento de Contigo!. Em poucos meses, a revista conquistou leitores, assinantes e dezenas de novos anunciantes (como Alpargatas, Antarctica, Arezzo, Audi e Avon, para ficar só na letra A), triplicando seu faturamento publicitário. O reposicionamento permitiu ainda um aumento de 20% no preço de capa e garantiu o Marketing Best, o 18º e o 19º Prêmio Veículos de Comunicação, o Caboré e o Prêmio Abril de Jornalismo. Por tudo isso, Contigo! foi o título escolhido para iniciar a estratégia de licenciamento internacional da Abril. Exportou-se o conteúdo, a marca e também o conceito – "a revista que conta" virou "la revista que cuenta" no Chile. Faça a conta e veja o que é resultado.

Continental

Segundo pesquisas, a consumidora das classes B e C dá mais valor à durabilidade do eletrodoméstico. (Explica-se: ao terminar de pagar o fogão, por exemplo, ela já tem outra prioridade...) Ao mesmo tempo, vivemos a era do descartável, inclusive nas relações amorosas – em especial, nas revistas de celebridades. Porém, muita gente ainda crê numa relação de longo prazo. Destas percepções, surgiu a Campanha Casais para a Continental. Estrelada por casais reais e que estão juntos há muitos anos, faz um paralelo que fala alto ao coração e à mente das mulheres. A campanha conta, ainda, com uma promoção conjunta com as revistas AnaMaria, TiTiTi, Minha Novela e Viva, da Abril. As leitoras enviam sua história de amor para a redação. As dez melhores serão publicadas e ganharão produtos Continental. E os casais poderão estrelar a próxima fase da campanha.

Embraer

A Embraer é uma das empresas brasileiras mais bem sucedidas no mundo. É um grande prazer fazer parte deste time. Porque se o avião foi inventado por um brasileiro, hoje milhares de brasileiros estão reinventando o avião e conquistanto cada vez mais espaço (no caso, literalmente).

HDI

Criada na Alemanha há mais de um século, a HDI é uma das maiores seguradoras da Europa. No Brasil, é líder no mercado de automóveis na Região Sul. A partir deste ano, a HDI passa a consolidar sua presença nas demais regiões. Para isso, a Pátria criou uma campanha que evidencia com humor o principal diferencial do HDI Auto: não ter aqueles penduricalhos que só servem para encarecer o seguro – ou para "justificar" um preço injustificável. A campanha estará semanalmente na Veja, ao longo do ano inteiro.

HTC

Criada há apenas dez anos em Taiwan, a HTC é hoje a líder mundial em smartphones e pocket PCs, produzindo cerca de 85% de todos os aparelhos com plataforma Windows Mobile. A campanha de lançamento da marca no Brasil foi focada no público executivo. No dia 4 de dezembro, Valor, Gazeta Mercentil, Estadão e Folha traziam na capa um anúncio de 1/4 de página comunicando a chegada da HTC. Na página dupla central destes jornais, outro anúncio apresentava as credenciais e os aparelhos da marca. Para revistas, criamos um encarte de 8 páginas e anúncios de página dupla para Exame, InfoExame e Época Negócios. A campanha contou ainda ações especiais nos principais aeroportos do país.

Meio & Mensagem

Em 2005, a Pátria foi convidada para atender o Prêmio Folha M&M. A campanha gerou o recorde de inscrições e acabou sendo uma das finalistas da premiação. O convite se repetiu em 2006, fato até então inédito. Este ano, fomos escolhidos para atender a mais um produto do Meio & mensagem, a Revista da Criação.

Omint

Líder em plano de saúde de alto padrão, a Omint chegou à Pátria no fim de 2005. Em março, já estreava uma campanha em formato inédito e de grande repercussão: uma sobrecapa (frente e verso) na revista Exame. Esta estratégia de impacto se estenderá ao longo de 2006, lembrando aos decisores empresariais que um plano Omint "mostra a saúde da empresa – inclusive a financeira". Isto porque uma empresa rentável não precisa cortar custos em itens vitais (no caso literalmente) como o plano de saúde, certo? Para o público pessoa física, criamos selos e rodapés para as colunas de Cesar Giobbi (Estadão) e Mônica Bergamo (Folha). Ao mesmo tempo em que fala com um público diferente, a estratégia reforça a marca junto aos líderes empresariais – que também lêem coluna social, concorda?

Playcenter

A Pátria conquistou a conta do Playcenter em maio de 2006. Em julho, o parque já atingia o recorde de faturamento nas férias. Em agosto e setembro, mais dois recordes: público (mais de 500 mil visitantes) e faturamento nas vinte edições das Noites do Terror. E isso com verba semelhante à dos anos anteriores, mas com um conceito que traduz, na linguagem do público, a promessa de um parque emocionante e surpreendente: "Playcenter. Uaaaaaaaauu!" Desde então, novas campanhas tem ido ao ar, gerando grande sucesso de crítica e, especialmente, de público.

West Plaza

Já notou como os shoppings só anunciam nas datas promocionais? Isso ajuda nas vendas, claro, mas não deixa um saldo de imagem de marca consistente – até porque todos anunciam ao mesmo tempo. No mais, essa estratégia também não ajuda as vendas nos períodos de menor movimento. Por tudo isso, a Pátria lançou uma estratégia de comunicação inovadora para o West Plaza: o shopping está na mídia diariamente – jornal e rádio, meios que falam com a cidade. As peças abordam datas menos conhecidas, como o Dia do Turismo, Dia da Poesia ou Dia do Metereologista. Assim, mostramos todos os dias o que o West Plaza oferece aos diversos perfis de consumidor, reforçando o conceito "West Plaza. Do dia-a-dia ao Dia." Há também comunicação nas datas promocionais, evidentemente, mas isso "faz parte" da estratégia, em vez de "ser" a estratégia.

Racco

A Racco é a terceira maior empresa de cosméticos de venda direta do país. Criada em 1987, tem quase 400 mil consultoras em todo o país. Para nós, mais que um desafio, essa é uma grande oportunidade de demonstrar, mais uma vez, o quanto nossa equipe entende de mulheres, de cosméticos e de venda direta… Pode escrever: em poucos anos, a Racco estará perto das líderes, porque esse caminho a gente conhece como nenhuma outra agência no Brasil.

Roche

O conceito “o que você faria com alguns quilos a menos?” tem ajudado a levar milhares de mulheres ao médico, fator decisivo para o sucesso de Xenical – que, já no primeiro flight, em 2003, se tornou o remédio de emagrecimento mais receitado no país. Para 2007, a Pátria adotou uma estratégia que integra diversas plataformas da Editora Abril, em ações sinérgicas e complementares. Anúncios em oito revistas exploram o conceito. Banners, nos sites das mesmas revistas, reforçam o bordão e geram visitação ao site da Roche. Por fim, um concurso cultural, divulgado nas revistas e nos sites, gera mailing para ações one-to-one. (Para participar do concurso e concorrer a uma semana com direito a acompanhante no Unique Garden Spa & Hotel, a participante precisa responder à pergunta “o que você faria com alguns quilos a menos?”) Dessa forma, cria-se vários pontos de contato em torno do conceito. A estratégia se estenderá horizontalmente, ao longo do ano inteiro.

Todos os direitos reservados.