Rua Fidalga, 593
Vila Madalena – SP
Tel. 11 3032 9003
patria@patria.ppg.br

Lutando para manter a forma

Post Pic

     É cada vez maior o número de unidades que estão aderindo a essa novidade para atrair
mais clientes. A ideia é oferecer atividades diferenciadas que garantam às pessoas manter a saúde de uma maneira mais lúdica. Agora, para queimar calorias, os alunos estão trocando as 'velhas' pedaladas na bike por golpes e chutes.
     Boxe, Muay Thai, Tai Shi Shuan, Judô, Jiu-Jitsu, Luta Olímpica, Submisson (Jiu-Jitsu sem quimono) e Mixed Marcial Arts (MMA) são as modalidades que os frequentadores da Athlética Manaus podem praticar paralelamente à tradicional musculação.  Oferecidas há pouco mais de um mês, as lutas ampliaram a diversidade da grade de atividades da academia, que existe há cinco anos. "Percebemos que houve um aumento da demanda a partir da incorporação das lutas", comentou o proprietário Steferson Pontes.

Golpe de marketing

     O interesse é maior por homens com faixa etária entre 15 e 25 anos de idade. Em dias diferentes da semana, cada aula de boxe, por exemplo, é frequentada por 10 a 15 alunos.
A procura por determinada modalidade é definida de acordo com a necessidade específica do cliente. "Quem quiser trabalhar mais braço, opta pelo boxe. Já quem buscar trabalhar não apenas braço, mas também as pernas, geralmente escolher o Muay Thai", explicou.
     Para evitar conflitos, praticantes de níveis diferentes recebem instrução específica e carga
de exercícios conforme o condicionamento físico. "A turma é dividida, fazendo com que alunos iniciantes e lutadores com alto rendimento recebam uma preparação física diferenciada", disse.  Segundo Steferson Pontes, a cada luta adicionada à programação do treino do cliente é somado R$ 50 ao valor final da mensalidade.

Vale, vale tudo

       Mistura de lutas, e sucesso nos canais estilo 'pay per view', o MMA, antigo 'Vale-tudo',
também caiu no gosto dos frequentadores das academias. Essa é a principal atividade relacionada à luta e artes marciais oferecida pela Norte Fitness.  "O treinamento é uma mistura
de movimentos executados por praticantes de Jiu-Jitsu, Muay Thai, Tae Kwon Do, Karatê, Judô e Boxe", explicou o gerente técnico da academia, José Augusto Roggero.
     O treino ocorre em uma arena especial montado dentro da academia, semelhante à utilizada por lutadores profissionais.  "É um treino lúdico, ideal para quem não gosta de exercícios tradicionais como caminhadas ou pedaladas", disse.
     Bem à vontade, os alunos praticam a atividade vestindo camiseta e bermuda e descalços.  Com 45 minutos de duração, o MMA garante, de acordo com Roggero, condicionamento aeróbico, eliminação do estresse e de gordura, força, equilíbrio e concentração, além de noções de defesa pessoal. Além do MMA, os alunos da Norte Fitness podem agregar ao treino da musculação lutas como boxe olímpico e o U.S. Circuits. Esse último funciona como circuitos onde são incorporados movimentos de diversos tipos de artes marciais e lutas.
     A forte adesão dos alunos confirma o sucesso do negócio. "As pessoas estão cansadas do tradicional e chega uma hora que querem uma atividade 'nova', que nesse caso, comprovadamente, faz perder muito mais calorias do que caminhar na esteira, uma atividade, para muitos, maçante", comentou Roggero. O público que procura os exercícios é amplo.
"Homens e mulheres, de crianças a idosos", disse.

Mulheres com luvas… de boxe

     Vem de mãos femininas a maioria dos socos dados no ringue montado em uma das duas unidades de Manaus da Cia Athletica. "Os alunos treinam em duplas, mas em forma de circuitos", explicou o gerente técnico da academia, Rogério Chaves. Além do ringue, os clientes têm a disposição equipamentos como luvas, manoplas e bobes (bonecos), que aumentam o grau de realidade da atividade.
     As mulheres são as que mais procuram a aula de 'condicionamento físico do boxe' oferecido pela academia nos três turnos. A demanda é formada, principalmente, por mulheres com idade entre 20 e 35 anos. "As pessoas têm buscado algo diferente, que seja prazeroso e ao mesmo tempo ajude a conseguir os resultados esperados como diminuição do percentual de gordura e melhora do condicionamento físico, flexibilidade, agilidade e resistência muscular", Chaves finaliza – como diriam os lutadores.

Voltar

Todos os direitos reservados 2011.